Intervenções
em vias públicas visam melhorar fluidez do trânsito
Com o intuito de melhorar a
fluidez do trânsito de Parauapebas e consequentemente reduzir o número de acidentes,
a Secretaria Municipal de Obras (Semob), em parceria com o Departamento
Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) realiza um conjunto de intervenções
no perímetro urbano das rodovias PA 275 e PA 160.
A primeira intervenção foi
iniciada na última terça-feira (19), com a construção de uma rotatória de 20
metros de diâmetro, entre a PA 275 e a Avenida Liberdade, na entrada do Bairro
Paraíso. “Veículos de grande porte poderão trafegar sem problemas pela
rotatória, que terá também duas pistas”, informa Rafael Cristo, diretor do
DMTT.
A previsão é que a obra seja
entregue no dia 1º de dezembro. Em seguida, será realizada intervenção no
viaduto, que passará a ter mão única no sentido Canaã a Parauapebas, assim como
serão retirados os semáforos do local. Dessa forma, os condutores de veículos
que saírem da PA 160, com destino ao Bairro da Paz, deverão seguir pela PA 275
até a rotatória localizada próxima ao Unique Shopping e fazer o retorno.
Outra intervenção será a
retirada dos semáforos da Rua Santa Marta com a Avenida Liberdade e a PA 275. O
acesso transversal à avenida e à PA será fechado e, próximo a esse ponto, outro
acesso será construído e permitirá aos condutores de veículos saírem da Avenida
Perimetral Sul, no Bairro Beira Rio, para a Avenida Liberdade, sem precisar
fazer contornos, como ocorre atualmente.
Um dos pontos de maiores
congestionamentos também será eliminado: o retorno da PA 275 que dá acesso à
Avenida Liberdade e à Rua Fortaleza será fechado. O retorno será realizado a
partir de então pelo acesso que será construído em frente à Rua Lauro Corona.
De acordo com o diretor do
Departamento Municipal de Trânsito e Transporte, Rafael Cristo, encontra-se em
fase final o estudo para implantação de duas rotatórias na PA 160 e, em
dezembro, iniciará a implantação de redutores eletrônicos de velocidade e de 50
faixas elevadas de pedestres em frente às escolas. “Essas ações de engenharia,
aliadas às de educação para o trânsito e de fiscalização, vão promover mais
segurança aos usuários”, destaca o diretor do DMTT.
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